Comando da 2ª Região Militar

Contato

Imagem do Contato
Avenida Sgt Mário Közel Filho, 222 – Paraíso São Paulo SP 04005-903

(0xx11) 3888-5200

http://www.2rm.eb.mil.br

Outras Informações

 

Em 04 de janeiro de 1908, com a denominação de Região de Inspeção, foi criada a 2ª Região Militar, localizada na capital paulista, conforme Lei nº 1.800, de mesma data.
Em um século de existência, a atual 2ª Região Militar teve sua denominação alterada várias vezes:
- Em 04 de janeiro de 1908: foi criada como Região de Inspeção
- Em 06 de agosto de 1908: I Região de Inspeção
- Em 23 de fevereiro de 1915: 6ª Região Militar
- Em 18 de julho de 1919: Quartel General da 2ª Região Militar
- Em 11 de setembro de 1978: Comando da 2ª Região Militar

Assim como sua denominação, sua sede foi transferida para vários locais na capital paulista antes de ocupar as atuais instalações em outubro de 1969.

A denominação histórica de Região das Bandeiras, que passou a ostentar a partir de 24 de abril de 1992, foi concedida pelo justo reconhecimento da participação regional na vida da sociedade paulistana e tal qual os demais bandeirantes vêm cumprindo desde 1908 o seu sagrado dever de preservar a soberania e integridade do Brasil.

Foto: gravura representando bandeirantes às margens do rio Tietê nas redondezas da cidade (século XVIII) Em seu estandarte histórico e distintivo de bolso, a 2ª Região Militar traz registrada a saga dos primeiros paulistas que adentrando ao interior brasileiro a partir do século XVII, romperam o meridiano de Tordesilhas, expandindo as terras portuguesas por intermédio das Bandeiras e definindo a quase totalidade da conformação atual do território do nosso País.

 

Distintivo de Unidade da 2ª Região Militar

"Forma retangular tipo bandeira universal fendida com uma banda em faixas, nas cores cinza-aço, amarelo e vermelho, representativas da logística. Campo superior de vermelho e inferior de azul-celeste, cores heráldicas do Exército. Em abismo, um escudo peninsular português partido e cortado a sinistra, com bordadura de ouro carregada de pedrarias, de verde, simbolizando as riquezas minerais descobertas pelas Bandeiras. Primeiro campo de branco carregado com a Cruz de Cristo, em suas cores, rompendo uma linha vertical, de ouro, evocando a expansão da coroa portuguesa, através das Bandeiras, além da linha de Tordesilhas; segundo campo de verde carregado com o escudo português encimado com a Coroa Real de D. Pedro II, referente ao período de apogeu das Bandeiras; terceiro campo de vermelho carregado com um gibão superposto a dois mosquetes e encimado por um chapéu, tudo de ouro, retratando a indumentária característica dos componentes das Bandeiras. Encimando todo o conjunto, a Denominação Histórica "REGIÃO DAS BANDEIRAS" em arcoe de ouro. Laço militar com as coroas nacionais inscrito em caracteres de ouro a designação militar: 2ª Região Militar". (Portaria Ministerial nº 266, de 24 de abril de 1992).

Publicação autorizada pelo Boletim Interno do CMSE Nr 091, em 17/05/11.
Desenvolvido pela Seção de Gerenciamento de Informática do Comando Militar do Sudeste