Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 19h30 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 15h17 | Acessos: 6723

General de Exército EDUARDO ANTONIO FERNANDES

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Sudeste, o Gen Fernandes exercia o cargo de Subcomandante Logístico do Exército, em Brasília – DF.

Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2020.

Nascido em 11 de maio de 1961, na cidade de Jaboticabal-SP, é filho de OSIRIS FERNANDES e de MARIA ALICE DE OLIVEIRA LOPES FERNANDES.

O Gen Fernandes incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1976, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Campinas – SP, onde concluiu o curso em 1978. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ, em 1979, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 11 de dezembro de 1982.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos e Superior de Política e Estratégia, realizou o curso de Manutenção em Material Bélico, na antiga Escola de Material Bélico (EsMB), no Rio de Janeiro-RJ, em 1985.

No exterior, realizou o curso de Comando e Estado-Maior dos Estados Unidos da América, no Fort Leavenworth – KS, em 2001/2002.

Durante sua vida militar, além de ter servido em organizações militares de Cavalaria, foi Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Foi oficial da seção de operações do Quartel-General das Nações Unidas na UNAVEM III, em Luanda-Angola, de 1995/1996; assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, de 2002/2005; e oficial de ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Doutrina e Instrução do Exército dos Estados Unidos da América (TRADOC ) Fort Monroe-VA, de 2008/2010.

Como coronel, comandou o 16º Batalhão Logístico, em Brasília-DF, no período de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008.

Como General de Brigada, comandou a Base de Apoio Logístico do Exército e a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro e, posteriormente, assumiu o cargo de 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército (Doutrina Militar Terrestre) e Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasíla-DF.

Como General de Divisão foi Comandante da 8ª Região Militar, Belém-PA, e Subcomandante Logístico.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar (Grã̃-Cruz), a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Medalha do Mérito Tamandaré, a Medalha do Pacificador, a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Medalha das Nações Unidas UNAVEM III e a Medalha de Serviços Meritórios dos Estados Unidos da América.

O General FERNANDES é casado com a senhora ELEUSA MARIA, natural de Guaíra-SP, e possui 03 (três) filhos: ANTONIO AUGUSTO, PEDRO ANTONIO e ANA JÚLIA.

 

Fim do conteúdo da página